Logotipo do repositório
 

Publicação:
Mídias na educação matemática: projeto CONDIGITAL

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Zeni, José Ricardo de Rezende

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Matemática - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This work aims to understand the multimedia Learning Objects (LO's) developed within the CONDIGITAL project, subsidized by the federal government. The CONDIGITAL aimed to encourage the production and the use of media in teaching in high school classrooms. This work presents a reflection on the contribution of media to the construction of significant learning of student users. The research was conducted through a literature study. Therefore, it was considered the work of some researchers related to the study of the potential of these technologies in education, such as Valente (1995), Tauroco (2007) and Mussoi (2010). These readings made possible to discern some common evaluation criteria that may be used as parameters to analyze the quality of these media as educational tools. The theme of exploration is guided by a research on the motivation of the mentioned project and on its amplitude and its results, which is directed later to the LO's developed by UNICAMP team, particularly in the Mathematics productions developed by the M³ project, some of the which are presented and evaluated in this monograph

Resumo (português)

Este trabalho tem por objetivo conhecer os Objetos de Aprendizagem (OA's) multimídias desenvolvidos no Projeto CONDIGITAL, subsidiado pelo Governo Federal. O CONDIGITAL visava incentivar a produção e a utilização de mídias nas aulas do Ensino Médio. Este TCC traz uma reflexão sobre a contribuição das mídias para a construção do aprendizado dos alunos usuários. A investigação foi conduzida através de um estudo bibliográfico. Para tanto, consideramos os trabalhos de alguns pesquisadores relacionados ao estudo do potencial dessas tecnologias na educação, tais como Valente (1995), Tauroco (2007) e Mussoi (2010). Dessas leituras foi possível vislumbrar alguns critérios de avaliação comuns que podem servir de parâmetro para analisar a qualidade dessas mídias enquanto ferramentas pedagógicas. A exploração do tema é orientada por uma pesquisa sobre a motivação do projeto mencionado e sobre sua amplitude e seus resultados, sendo esta direcionada posteriormente aos OA's desenvolvidos pela equipe da UNICAMP, em particular as produções da área da Matemática desenvolvidas pelo Projeto M³, alguns dos quais são apresentados e avaliados neste trabalho

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Ensino auxiliado por computador, Mídia digital, Mathematics Study and teaching

Idioma

Português

Como citar

RIBEIRO, José Gabriel. Mídias na educação matemática: projeto CONDIGITAL. 2015. 96 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação