Publicação:
O uso da atividade guia (brincar) como catalisadora do desenvolvimento do pensamento e da linguagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Orientador

Manzoni, Rosa Maria

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - FC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

To select pedagogical practices that allow the development of psychic function thinking and psychic function language. It's necessary understanding the whole psyche human, postulated by Vygotsky. The action of playing, the main activity of the children in the childhood education, can enhance the resilience of the psychic functions, once it provides stimulus and may include teacher's intervention during its deployment. For a better intervention, this planning in light of a theory is primordial, as well as the reflection on this practice. This research aimed to find the moment of the activities that took place the development of these functions, language and thought, in children who are in the early years of the childhood education. The survey was conducted through a qualitative interpretation approach, as action research. Data analysis allowed us to observe planned teaching practices in which enabled the development of language and thought and consequently a qualitative leap in the other psychic functions

Resumo (português)

Para selecionar práticas pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento da função psíquica pensamento e da função psíquica linguagem, faz-se necessário entender todo o psiquismo humano, postulado por Vygotsky. A ação do brincar, principal atividade da criança na Educação Infantil, pode potencializar a superação das funções psíquicas, uma vez que esta apresenta estímulos e pode incluir intervenções do professor durante seu desdobramento. Para uma melhor intervenção, o planejamento desta sob a luz de uma teoria é primordial, assim como a reflexão sobre essa prática. Essa pesquisa teve por objetivo encontrar o momento das atividades que, ocorreu o desenvolvimento destas funções, linguagem e pensamento, nas crianças que estão nos anos iniciais da educação infantil. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem de interpretação qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A análise de dados nos permitiu observar práticas pedagógicas planejadas que possibilitaram o desenvolvimento da linguagem e do pensamento e por conseqüência um salto qualitativo nas outras funções psíquicas

Descrição

Idioma

Português

Como citar

BOTTURA, Lara Mucheroni. O uso da atividade guia (brincar) como catalisadora do desenvolvimento do pensamento e da linguagem. 2016. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação