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Publicação:
Procedimentos de pesquisa em geografia do comércio: uma proposição para o estudo das áreas centrais em cidades médias a partir da análise dos índices de densidade informacional da cidade de São Carlos (SP)

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Orientador

Whitacker, Arthur Magon
Redón, Sergio Moreno

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Geografia - FCT

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

In this work, we address the informational Density Index (IDI) a methodological Option How To be used on the Research Procedures Analysis of Commerce Geography. The IDI and an indicator of Technological Complexity level of economic activities and a review and made a database from CNEFE / NCEA, where the first signifies the National Register of Establishments for statistical purposes and the second means a National Classification Economic Activities. Elaborated with emphasis on discussion of between center and centrality relations, wish to present a constitution of a data base on level sampling with an analysis elaboration do IDI from the criteria: home-page and e - commerce. This methodology helps us understand how polycentric structures, locational enterprise well as a reflection on the middle cities using a through the analysis on city of São Carlos/SP. Where we see the establishments with greater and lesser content as well as its geographical distribution, noting of according to the criteria listed number of establishments with IDI 0 very relevant. Our analysis as well as such divisions that meet greater index, so, IDI 2 like to financial activities. Also present at methodological level the city of São José do Rio Preto/SP paragraph seizure of care when working there in database

Resumo (português)

Neste trabalho buscamos abordar o Índice de Densidade Informacional (IDI) como uma opção metodológica para ser utilizada nos procedimentos de pesquisa em análises de Geografia do Comércio. O IDI é um indicador de nível de complexidade tecnológica das atividades económicas e a análise é feita a partir da base de dados CNEFE/CNAE, onde a primeira diz respeito ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos para fins Estatístico e o segundo significa a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Elaborado com ênfase na discussão das relações entre centro e centralidade desejamos apresentar a constituição de uma base de dados, em nível de amostragem, com a elaboração de análises do IDI a partir dos critérios: home-page e e-commerce. Essa metodologia nos ajuda a compreender as estruturas policêntricas, lógicas locacionais das empresas bem como aborda uma reflexão sobre as cidades médias utilizando para a análise a cidade de São Carlos/SP. Onde verificamos os estabelecimentos com maior e menor índice bem como sua distribuição geográfica, observando que segundo os critérios elencados o número de estabelecimentos com IDI 0 é muito relevante para nossa análise, bem como as divisões que se encontram com maior índice, ou seja, IDI 2 como as atividades financeiras. Em nível metodológico apresentamos também a cidade de São José do Rio Preto/SP para a apreensão dos cuidados ao se trabalhar em base de dados

Descrição

Palavras-chave

Geografia, Cidades e vilas - São Carlos (SP), Geografia econômica, Comércio, Geography

Idioma

Português

Como citar

GOMES, Mariana Cristina da Silva. Procedimentos de pesquisa em geografia do comércio: uma proposição para o estudo das áreas centrais em cidades médias a partir da análise dos índices de densidade informacional da cidade de São Carlos (SP). 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2016.

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