Publicação:
Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais

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Data

2011

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

As políticas públicas educacionais, especificamente as voltadas para Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, propõem a instalação de Salas de Recursos Multifuncionais nos espaços escolares que apresentam alunos com deficiências, disponibilizando diversos recursos tecnológicos. O trabalho tem por objetivos identificar as Salas de Recursos Multifuncionais implantadas em uma rede municipal de educação no estado do Paraná, e o conhecimento dos professores que atuam nestas salas a respeito da Comunicação Suplementar e Alternativa. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário de Tecnologia Assistiva para Educação, roteiro de entrevista semiestruturada e registro fotográfico. Participaram da pesquisa cinco professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais de diferentes escolas geograficamente localizadas. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas e as entrevistas forma analisadas com nos estudos de Bardin (2004).

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4800-4812

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