Publicação: Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais
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Data
2011
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
As políticas públicas educacionais, especificamente as voltadas para Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, propõem a instalação de Salas de Recursos Multifuncionais nos espaços escolares que apresentam alunos com deficiências, disponibilizando diversos recursos tecnológicos. O trabalho tem por objetivos identificar as Salas de Recursos Multifuncionais implantadas em uma rede municipal de educação no estado do Paraná, e o conhecimento dos professores que atuam nestas salas a respeito da Comunicação Suplementar e Alternativa. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário de Tecnologia Assistiva para Educação, roteiro de entrevista semiestruturada e registro fotográfico. Participaram da pesquisa cinco professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais de diferentes escolas geograficamente localizadas. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas e as entrevistas forma analisadas com nos estudos de Bardin (2004).
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4800-4812