Publicação:
Formação continuada: a temática ambiental e os temas transversais presentes no programa teia do saber/IBILCE – UNESP de São José do Rio Preto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo registrar, em relação à dimensão curricular presente nas modalidades de formação inicial e continuada, a necessária articulação entre método/metodologia/ lógica na elaboração de propostas de ensino que tenham por objeto temas controvertido/contraditórios/transversais, refratários a uma abordagem estruturada na lógica formal clássica aristotélica. Os dados foram obtidos mediante a análise das propostas elaboradas e submetidas, pelos coordenadores dos projetos, aos editais do Programa de Formação Continuada de Professores – Programa Teia do Saber – da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, a partir do ano de 2004, até o seu término. Os resultados obtidos evidenciaram os limites da aplicação de propostas curriculares estruturada na lógica formal clássica aristotélica, quando aplicados em conceitos/temas controvertidos, contraditórios e transversais, bem como, a necessária ampliação destas propostas de formação continuada em face de uma abordagem estruturada a partir de um paradigma lógico dialético.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 853-865

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação