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Publicação:
A disciplina de análise na formação inicial do professor de matemática: uma constatação, várias questões

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Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa inserida num projeto maior que tenta responder a várias questões que têm surgido a respeito do papel da disciplina de análise em cursos de licenciatura em matemática, dentre as quais destacamos: como a Análise se constituiu como disciplina no Brasil; como a aritmetização da Análise tem sido trabalhada à luz da história da matemática; que conteúdos podem ser caracterizados como componentes da estrutura da disciplina; como as licenciaturas têm trabalhado com ela; qual o movimento existente na busca de sua separação nos cursos de licenciatura e bacharelado. Já a constatação que trazemos é: a disciplina de análise não tem sofrido mudanças substanciais em termos de objetivos, conteúdos ou bibliografia há pelo menos quarenta anos. Essa constatação nos leva a mais uma questão: já não é hora de se repensar a respeito dessa disciplina em cursos de formação de professores?

Descrição

Palavras-chave

Ensino de análise, Formação matemática do professor, Educação matemática no Ensino Superior, História de processos Pedagógicos

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4559-4566

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