Publicação: A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicação
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Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Objetivamos identificar a opinião dos professores de uma escola da rede pública municipal a respeito do uso das tecnologias da informação e comunicação na educação (TICs), especificamente os softwares educativos. O desafio à introdução dos computadores na educação é muito grande, o qual apresenta aspectos positivos e negativos. Para introduzir a informática na instituição escolar, é necessário que os professores tenham formação na área, além de um plano pedagógico, em que estão traçados os objetivos de sua utilização como recurso pedagógico, bem como a escolha dos recursos tecnológicos para atingir eficientemente os objetivos. Dessa maneira, podemos apontar que a formação de professores é um aspecto essencial para que a inserção das TICs no ambiente escolar obtenha sucesso, sendo esse um assunto pertinente que deve ser abordado em licenciaturas, especializações, pós-graduação e cursos de formação continuada. Para a realização da coleta de dados elaboramos um questionário abordando a formação acadêmica dos professores e também a opinião sobre a eficácia sobre a utilização dessas tecnologias na educação. Os dados demonstraram que os professores não recebem nos seus cursos de formação informações a respeito do uso das TICs na educação e desconhecem a ampla gama de softwares educativos disponíveis, como também não conhecem a maneira mais adequada de selecionar esse recurso.
Descrição
Palavras-chave
Formação de Professores, Tecnologias da Informação e Comunicação, Softwares educativos
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6609-6620