Publicação: Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
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Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O presente trabalho visa relatar o percurso metodológico de elaboração de um vídeo educativo que tem como foco descrever as etapas de uma proposta de formação continuada de professores, na perspectiva da Educação Inclusiva. O vídeo educativo versa sobre as necessidades educacionais especiais de uma aluna com dupla deficiência - auditiva e intelectual -, no que tange o acesso ao currículo comum. Enfatiza ainda a importância do trabalho colaborativo, entre os profissionais da escola e dos serviços complementares ofertados à aluna, descrita nesta proposta. A elaboração do vídeo educativo consistiu na seleção de cenas, envolvendo a descrição e sistematização de seis horas de filmagem nas instituições envolvidas (Escola, Universidade e Centro de Reabilitação), em um município, do interior do estado de São Paulo/ Brasil, enfatizando os seguintes aspectos: (1) encontro das pesquisadoras e bolsistas com a equipe escolar – formação continuada; (2) filmagem da prática pedagógica na escola comum; (3) a importância do trabalho colaborativo dos profissionais da escola e serviços complementares. A divulgação desse vídeo, permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva; do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais, de alunos com dupla deficiência.
Descrição
Palavras-chave
Educação inclusiva, Vídeo educativo, Formação continuada, Universidade
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5237-5246