Relações interpessoais em sala de aula: estudo e intervenção com crianças consideradas agressivas pelos professores

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Data

2011

Autores

Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

São freqüentes as queixas de professores da educação infantil quanto a alunos tidos como agressivos e que interferem em sua aprendizagem e/ou na do grupo. Tendo em vista tal problemática, pensou-se num projeto em que se pudesse atuar na investigação e intervenção quanto aos alunos que demonstram condutas agressivas. O método utilizado é o qualitativo e a pesquisa é desenvolvida com 12 (doze) crianças entre quatro e seis anos e seis professores. São utilizadas, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas com os professores e pais e observações e encontros lúdicos individuais com as crianças. Além disso, os respectivos professores são orientados sobre formas de proceder com as crianças em sala de aula. Pode-se afirmar, preliminarmente, que as possíveis causas às condutas agressivas entre as crianças estudadas estão relacionadas a angústias, concepções sobre si mesmas com base em como são tratadas pelos pais e ter passado ou estarem passando por fatos que as fizeram ou ainda as fazem sofrer física e/ou emocionalmente. Provavelmente tais fatores estejam influenciando em suas dificuldades de relacionamento, caracterizadas por agressões físicas, pequenos furtos, rebeldia. Após as intervenções lúdicas e orientações aos professores, o quadro tem sofrido alguma melhora, na concepção dos últimos. As crianças têm estado mais calmas e tranqüilas em sala de aula, mais comprometidas com sua aprendizagem e se relacionando de forma mais satisfatória com colegas e professores. Os episódios de pequenos furtos e agressões físicas tiveram considerável diminuição.

Descrição

Palavras-chave

Criança, Escola, Agressividade

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 1499-1509