Construindo conceitos sobre alimentação saudável com Escolares da rede municipal de ensino de Botucatu,SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Rodrigues, Lívia Bernardes [UNESP]
Camargo, Isabella Matheus [UNESP]
Barim, Estela Maria [UNESP]
Dias, Luiza Cristina Godim Domingues [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This study highlights the importance of healthy eating in school with a focus on maintaining and promoting appropriate health status. Therefore, the objective was to discuss with school age children the importance of eating healthy and extend this information to parents and school staff. Participants were 76 pupils aged between 9 and 12 years, enrolled in 5th and 6th grades in a Municipal School of Basic Education (EMEF) located in a neighborhood on the outskirts of the city of Botucatu-SP. The study was conducted in six stages and the contents were discussed in meetings. To verify the prior knowledge of the class on the subject, it was administered a questionnaire about their eating habits. It was possible to identify some positive and surprising facts as: 59% of students ate vegetables every day, 65% preferred to fruit juice to soft drinks, 82% chew food well, 71% ate at regular times doing five to six meals a day and 76% thought that the ideal menu is rice with beans. On the other hand, some items had already expected responses, as: 79% of students usually ate dinner or lunch watching television, 71% did not avoid eating sweets and 85% are foud of fried foods. Interesting to note was that 94% of students responded that the best food for the body is what contains more protein, demonstrating that the vast majority of the class had no clue about nutrients and their functions in the body. From these observations, we suggest importance of working on issues related to healthy eating in schools, since the students spend much of their time in this environment. It is from the school that access to parents becomes easier allowing them to receive information about balanced diet, healthy, issues and consequences of inappropriate feeding practices at home.
O presente trabalho destaca a importância da alimentação saudável em escolares com foco na manutenção e promoção do adequado estado de saúde. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi discutir com crianças em idade escolar a importância da alimentação saudável Participaram 76 alunos, com idade entre 9 e 12 anos, matriculados nas 5ª e 6ª séries de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) localizada em um bairro da periferia da cidade de Botucatu-SP. O estudo foi desenvolvido em seis momentos e os conteúdos foram abordados em reuniões baseadas no diálogo. Para verificar os conhecimentos prévios da turma sobre o assunto foi aplicado um questionário sobre os hábitos alimentares. Com isto, foi possível identificar alguns aspectos positivos e surpreendentes como 59% dos alunos consumiam verduras e legumes todos os dias, 65% preferiam sucos de frutas a refrigerantes, 82% mastigavam bem os alimentos, 71% comiam em horários regulares fazendo de cinco a seis refeições por dia e 76% achavam que o cardápio ideal é arroz com feijão. Por outro lado, alguns itens tiveram respostas já esperadas como 79% dos alunos jantavam ou almoçavam geralmente assistindo a televisão, 71% não evitavam comer doces e 85% adoravam frituras. Interessante foi notar que 94% dos alunos responderam que o melhor alimento para o organismo é o que contem mais proteínas demonstrando que a grande maioria da turma não tinha noção sobre os nutrientes e suas funções no organismo.Todos os itens foram discutidos com os alunos, as dúvidas resolvidas e o conceito correto construído conjuntamente. A partir destas observações fica demonstrada a importância de se trabalhar temas relacionados à alimentação saudável nas escolas pois, o conhecimento obtido em tais espaços sobre este tema, permitirá que no futuro os alunos sejam capazes de fazer seleções alimentares adequadas e saudáveis.

Descrição

Palavras-chave

School, Diet, Feeding behavior, Nutrition education, Escolar, Alimentação saudável, Comportamento alimentar, Educação nutricional

Como citar

Simbio-Logias, v. 4, n. 6, p. 144-154, 2011.