Não entendi... a escuta do educador diante das dúvidas dos alunos

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2012

Autores

Cardieri, Elisabete [UNESP]
Godoy, Bruna Contro de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This text reflects about the spaces for listening to the doubts, questions and learning difficulties among school students in educational practices. The discussion is done through questioning and reflections raised in teaching activities developed in a course offered as an extension project of UNESP, Botucatu Biosciences Institute, and designed to attend former students of public schools in that region. The coordination and the classes are held with the voluntary participation and collaboration of students graduating from courses of Biology, Biomedicine, Veterinary Medicine and Medical Physics. The activities developed by one of the graduation student’s volunteer allowed the recognition of subtle aspects of the educational relationship, in particular, the importance of listening attentively to questions and misunderstandings experienced by students in their learning process and not always appreciated by educators. In dialogue with the theoretical contributions that emphasize respect for the students in their process of knowledge construction, the text reflects on the importance of teacher training also covers those areas of listening that based on dialogue, promote the recognition of each subject in the educational relationship and respect for singularities.
O presente texto reflete sobre os espaços para a escuta das dúvidas, questionamentos e dificuldades de aprendizagem suscitadas entre os alunos nas práticas educativas escolares. A discussão se faz a partir de questionamentos e reflexões suscitadas no âmbito de atividades docentes desenvolvidas em um cursinho pré-vestibular comunitário oferecido como projeto de extensão da UNESP, no Instituto de Biociências de Botucatu, e destinado a atender alunos egressos da escola pública daquela região. Tanto a coordenação, quanto as aulas são realizadas com a participação e colaboração voluntária de alunos graduandos dos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina e Física Médica. As atividades desenvolvidas por uma das graduandas voluntárias possibilitaram o reconhecimento de aspectos sutis da relação educativa, em especial, a importância da escuta atenta às dúvidas, impasses e incompreensões vivenciados pelos alunos em seu processo de aprendizagem e nem sempre valorizados e trabalhados pelos educadores. Em diálogo com as contribuições teóricas que enfatizam o respeito aos educandos em seu processo de construção do conhecimento, o texto reflete sobre a importância de que a formação de professores também contemple esses espaços de escuta que, fundados no diálogo, favorecem o reconhecimento de cada sujeito na relação educativa e o respeito às singularidades.

Descrição

Palavras-chave

Listen, Dialogue, Educational practice, Training of educators, Escuta, Diálogo, Prática educativa, Formação de educadores

Como citar

Leitura: Teoria & Prática, v. 30, n. 58 (suplemento), p. 550-556, 2012.