Ensino-aprendizagem das geotecnologias na universidade: uma proposta baseada no saber dos alunos como ponto de partida do trabalho pedagógico

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Data

2014

Autores

Silva, Hélio Ricardo [UNESP]
Marques, Artur Pantoja [UNESP]
Silva, Cristina Lacerda Soares Petrarolha

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O presente trabalho, tem por objetivo apresentar os resultados da utilização das técnicas de ensino-aprendizagem Cartazes em Grupo (CG) e Grupo de Observação versus Grupo de Verbalização (GOxGV), comparadas a técnica expositiva, aplicadas na área de Geotecnologias, de 1988 a 2013. As técnicas nas quais os alunos aprenderam agindo (CG) e (GOxGV), foram aplicadas entre 1998 a 2013 e comparadas à técnica expositiva tradicional utilizada até 1997, no curso de Agronomia da FEIS/UNESP. Na técnica (CG), aplicada na primeira aula do semestre letivo, propõem-se aos alunos esquematizar em cartazes “o que é”, “para que serve” e “como funciona” o Sensoriamento Remoto. Observou-se que os alunos possuíam informações sobre o tema, mas não demonstraram conhecimento sobre a importância da energia radiante. A técnica GOxGV foi escolhida para discutir um texto que abordava a interação da radiação eletromagnética com a planta. Durante a aplicação da técnica, o GV discutiu o conteúdo do texto, enquanto o GO apenas observava e anotava conceitos que considerou falhos na discussão do GV. Em seguida o GO fez suas colocações, procurando corrigir ou complementar, enquanto o GV apenas ouvia. Finalizando, o professor complementou o tema e quando necessário retificou conceitos apresentados pelos alunos. Por meio dessas técnicas de participação ativa dos alunos, constatou-se uma melhor interação alunos x alunos e professor x alunos, ficando o docente com o papel centrado na mediação da aprendizagem. Verificou-se que o ensino-aprendizagem foi mais eficiente e agradável do que na técnica expositiva. Além disso, o docente teve um feedback imediato sobre a aprendizagem dos alunos, o que não sucedeu na técnica expositiva.

Descrição

Palavras-chave

Energia radiante, Imagens de satélite, Técnicas de aprendizagem

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9500-9509