Publicação: Iniciação Cientifica no ensino médio: contribuindo para a formação de professores pesquisadores
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O desempenho dos alunos brasileiros nas avaliações estaduais (SARESP) e internacionais (PISA) sinalizam as dificuldades em relação à aprendizagem de Matemática. Diante desse cenário, foi idealizado, em 2009, o projeto de extensão “Iniciação Científica no Ensino Médio”, no qual os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática fazem o papel de orientadores de alunos das escolas do Ensino Médio. Este projeto tem os seguintes objetivos: Propiciar a interação entre alunos do Ensino Médio e da Licenciatura; desenvolver a capacidade de orientação de projetos dos alunos da Licenciatura; despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio pelo estudo da Matemática e pela pesquisa científica; possibilitar ao aluno da Licenciatura o estudo de temas que, normalmente, não são abordados no Ensino Médio. Os alunos bolsistas (alunos do curso de Matemática) têm a oportunidade de conhecer o contexto escolar e os alunos do Ensino Médio de aprofundar o conhecimento matemático por meio do estudo dirigido e da pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
Ensino médio, Matemática, Iniciação científica
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4065-4072