Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Gonçalves, Pedro Wagner
Sicca, Natalina Aparecida Laguna
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
Alves, Maurilio Antonio Ribeiro
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este trabalho investiga como professores de ensino médio modificam currículos e programas a partir de pesquisa e reflexão sobre seu trabalho em um grupo de pesquisa colaborativa que busca integração curricular a partir do conhecimento da Ciência do Sistema Terra. Procura identificar a partir do significado do discurso empregado pelos professores como ocorrem essas mudanças no modo de contextualizar o ensino a partir do ambiente. Há um eixo que orienta os diferentes projetos de pesquisa pelo grupo: que mudanças são observadas no contexto do grupo de estudos? Como mudanças observadas nos professores associam prática docente e conteúdos específicos? Como se dá o desenvolvimento profissional a partir de um novo traçado para o processo curricular? O grupo de pesquisa forneceu elementos práticos e teóricos para tratar de modo integrado o ensino e os professores construíram relações do saber escolar com o que ocorre fora da escola. Professores observaram, avaliaram e tomaram decisões curriculares considerando a aprendizagem de seus alunos. A pesquisa mostrou que é essencial registrar os passos e etapas do trabalho, bem como examinar as mudanças de programas desenvolvidos ao longo dos anos. Reuniões do grupo de pesquisa caracterizam um espaço cultural decisivo para mudanças de atitude diante do ensino, da preocupação com aprendizagem e a consciência diante da política curricular. Há muitos indícios do intercâmbio cultural: fontes de informação são compartilhadas e constroem perspectivas interdependentes, há aprendizagem recíproca de professores e pesquisadores, integrantes do grupo acreditam na capacidade coletiva de resolver problemas e inovar o currículo do ensino médio.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5676-5688