Publicação: A formação inicial para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para o estágio curricular
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Data
2014
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Esse estudo tem como objetivo apresentar o estágio curricular como um momento de aprendizagem a favorecer a formação inicial na docência. Nessa perspectiva, foca a figura do supervisor do campo, por ser peça fundamental no processo de constituição do futuro docente e por ter a função de proporcionar aos estagiários, a vivência do espaço no qual irão atuar quando profissionais. Para isso, suas ações precisam contribuir na formação de professores que colaborem na promoção da aprendizagem dos alunos. Logo, as estagiárias devem ter consciência da importância de reverem as próprias práticas, tendo em vista ressignificá-las, se não oportunizarem novos conhecimentos, motivo pelo qual as práticas do supervisor devem despertar o futuro professor à análise do próprio fazer pedagógico. Amparado na pesquisa qualitativa, o estudo apresenta os fundamentos teóricos da finalidade do estágio curricular e do papel do supervisor do campo, bem como as ações que, na visão das estagiárias, favoreceram aprendizagens na formação inicial para a docência. A coleta de dados se deu a partir do questionário, aplicado em oito alunas do 4º ano de Pedagogia de uma Universidade Pública, situada no norte do estado do Paraná. As ações do supervisor do campo indicadas pelas estagiárias como promotoras de aprendizagens foram: o respeito pelas estagiárias e professoras regentes; as reflexões sobre aspectos negativos para a ocorrência de novas aprendizagens; o auxílio na elaboração do plano de aula interdisciplinar; a necessidade de flexibilidade no plano de aula; estar com a estagiária no momento das intervenções; a atribuição de feedback e a conscientização a respeito do papel do pedagogo no processo ensino/aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1714-1726