Publicação: A pesquisa na formação inicial e continuada de professores: contribuições da pesquisa em temáticas e abordagens diversas
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Trata-se de comunicação com objetivo central de abordar aspectos de pesquisas que vimos orientando, afetas à formação inicial e continuada de professores, destacando-se projetos de iniciação científica como atividades essenciais em tais processos, com perspectivas potencialmente humanizadoras em suas ações pedagógicas futuras com crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação à metodologia privilegiada é possível afirmarmos que foi realizada análise descritiva, à luz das fundamentações teóricas da pesquisa histórica em Educação e também da pesquisa de abordagem qualitativa em investigações científicas no campo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos indicam que as ações elaboradas nos inspiram a algumas conclusões, dentre as quais a necessária articulação entre teoria e prática já nos cursos iniciais de formação de professores, considerando o papel das práticas de pesquisa como fundamentais a esse processo complexo e desafiador.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Pesquisa histórica e qualitativa, Educação infantil e ensino fundamental
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1854-1864