Publicação: A visão de algumas bolsistas do PIBID sobre sua atuação em contextos educacionais inclusivos
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Esse trabalho é fruto da análise dos depoimentos de bolsistas do Subprojeto PIBID Pedagogia Alfabetização FFC que, contribuíram com seus relatos sobre suas impressões quanto às contribuições dos recursos de tecnologia assistiva na inclusão escolar de crianças com deficiências. O percurso escolhido para o desenvolvimento dessa pesquisa foi o da abordagem qualitativa que contou com um procedimento para coleta e análise de dados. Realizou-se uma entrevista com os bolsistas PIBID vinculados ao Subprojeto Pedagogia FFC que acompanham, em parte de suas atividades, alunos com deficiência incluídos em classes do Ensino Fundamental nas duas escolas parceiras. Os dados revelaram que parte das atividades desenvolvidas pelos bolsistas se referiu ao planejamento, confecção e utilização dos recursos pelos alunos deficientes em atividades acadêmicas escolares e pretende-se apresentar sua visão sobre esse processo. O destaque que a ação presente na proposta desse Subprojeto impôs de conhecer, planejar, construir recursos que auxiliaram crianças com deficiências a comunicar-se com compreensão, na leitura e na escrita, reveste-se de considerável valor. Os ganhos situam-se na consolidação de uma prática pedagógica que, contempla a educação para todos, independente de suas características, necessidades e potencialidades.
Descrição
Palavras-chave
Inclusão escolar, Tecnologia assistiva, Recursos didáticos adaptados
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8947-8954