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Publicação:
Contribuições da fonoaudiologia para formação continuada do professor do aluno surdo

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Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O objetivo desse estudo foi sistematizar ações para a capacitação do professor do aluno surdo por meio da mediação do fonoaudiólogo. Participaram um pai, uma mãe e duas professoras de alunos surdos incluídos de um município do interior de São Paulo. Na primeira etapa foram entrevistados os pais e professores desses alunos, aplicado o Protocolo adaptado de Paula (2007) para avaliação de habilidades comunicativas e realizada observações em sala de aula. Os dados do protocolo e das observações foram incorporados as transcrições das entrevistas, constituindo um texto único e originando unidades temáticas de análise, conforme Bardin (2004). Durante a segunda etapa, ocorreram encontros de discussão com os professores, filmagens, observações e mediações em sala de aula. Os encontros foram gravados, o material foi transcrito e organizado em cadernos de conteúdo. Os dados provenientes desses cadernos, os registros das observações e filmagens foram triangulados, segundo Triviños (1992), gerando temas e subtemas de análise. Na terceira etapa, foi avaliada a contribuição do fonoaudiólogo por meio de entrevistas com as famílias e professores. Os dados foram classificados em categorias e subcategorias de análise, conforme Bardin (2004). Os alunos surdos não apresentavam uma língua constituída e os pais tinham como expectativa o desenvolvimento da língua oral. Os professores relataram que os recursos e estratégias utilizados durante as mediações auxiliaram o aluno surdo. Os pais mantinham a expectativa de que a criança surda viesse a oralizar. É necessário implementar um programa de educação bilíngue a alunos com surdez, envolver suas famílias e formar os professores.

Descrição

Palavras-chave

Educação inclusiva, Surdez, Formação de professores

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8980-8992

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