Formação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Gabini, Wanderlei Sebastião
Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação docente e o ensino de Ciências, nos anos iniciais do ensino fundamental, no contexto das novas tecnologias da informação, apontando a contribuição das mesmas nas atividades envolvidas na aprendizagem escolar. A pesquisa desenvolveu-se através da observação participante junto a um grupo de professores que atuava no quarto e no quinto ano do ensino fundamental, em uma escola pública estadual paulista; foi utilizado, ainda, um ambiente virtual para a realização de atividades entre os encontros presenciais. Questões próprias da ação docente, envolvendo conteúdos para as quais o professor dos anos iniciais não teve formação específica, ficaram evidenciadas, sobretudo quanto à insegurança no desenvolvimento de alguns de determinados temas. Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, desenvolver atividades que privilegiam a investigação no processo educativo e promover a reflexão sobre a prática, configuraram-se pontos importantes da pesquisa. Em relação ao uso do computador, emergiram, o cuidado com planejamento das atividades, o estudo em grupo, antes do trabalho com os alunos, além da preocupação com o que explorar e com o que ofereciam os recursos. A proposta de uma ação de formação continuada desenvolvida na escola, local de atuação dos professores, permitiu considerar as variáveis do cotidiano escolar e as peculiaridades, para potencializar as reflexões sobre a prática docente, em um processo de construção coletiva e busca de soluções para os problemas próprios do contexto desse grupo.

Descrição

Palavras-chave

Formação continuada, Ensino de ciências, Computador

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6359-6371