Publicação: A dimensão da pesquisa na formação inicial de professores
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Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Neste trabalho socializo alguns resultados produzidos a partir de uma pesquisa (em andamento) que objetiva compreender os processos formativos desencadeados em um grupo de alunos de um curso de Pedagogia. Estes participam de um projeto de extensão no qual buscamos considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo; refletir sobre a organização do trabalho pedagógico na escola e promover situações que possibilitem vivenciar o trabalho coletivo. Essas ações estão atreladas a outros dois espaços de formação dos quais esses alunos também participam: um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I e da Educação Infantil e um curso de extensão oferecido para educadores da rede municipal de ensino. Problematizo aqui, a partir das análises dos escritos produzidos pelos alunos, a potencialidade e contribuições da dimensão da pesquisa para pensar na constituição desses alunos enquanto futuros educadores. A investigação desenvolvida por mim, de orientação sócio-histórica, assume uma perspectiva dialógica ao promover a formação de todos aqueles que dela participam. Analiso os escritos dos alunos a partir do paradigma indiciário (GINZBURG, 1989).
Descrição
Palavras-chave
Formação inicial, Pesquisa, Cotidiano escolar
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1567-1579