Cotidiano e cotidiano escolar: uma reflexão para a educação básica

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Data

2014

Autores

Avelino, Wagner Feitosa [UNESP]
Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal realizar uma reflexão teórica acerca do cotidiano e o do cotidiano escolar na educação básica. O método empregado para a pesquisa é o da revisão bibliografia fundamentada a luz de Alves, André, Bourdieu, Candau, Certeau, Heller e Lefebvre. Essa fundamentação nos apóia em um pensamento na compreensão e interpretação acerca do cotidiano escolar na atualidade. Portanto, a partir desse estudo bibliográfico acerca do cotidiano e do cotidiano escolar, entende-se que cotidiano escolar torna-se em espaços, lugares, ambientes, pertinentes para o processo de ensino/aprendizagem de alunos e professores; um espaço que nos leva a entender o porquê dos conflitos existentes entre os sujeitos que agregam a escola; um ambiente propício para os desafios no estagio de formação de professores em seus cursos educacionais, pois é nesse ambiente escolar que o professor aprende a dar aulas, aprende a se relacionar, a ser educador, a ensinar é nesse espaço que a teoria se conclui em prática ; é um lugar de observação e efetivação para a prática da gestão pública; é um espaço multicultural entre os jovens de patamar financeiro, raça ou crença se relacionarem; é um ambiente de conhecimento das relações entre professor/aluno; é um local onde existe a arte, a política, a filosofia, os diversos saberes; é um micro organismo do macro; é um lugar para refletir sobre a educação básica. Então, considerarmos que, o cotidiano escolar é muito complexo, muito mais que espaço, ambiente ou local como abordamos. Por isso, o cotidiano e o cotidiano escolar são analisados epistemologicamente em várias vertentes e tem sido estudado em todos os aspectos de pesquisas justamente para se tentar compreender esse âmbito escolar na educação básica.

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Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3112-3123