Publicação: Prática docente nos cursos de formação inicial de professores de educação física: um estudo sobre instituições privadas do sul do Brasil
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Data
2014
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar o lugar da prática docente no currículo dos cursos de Licenciatura em Educação Física de 5 (cinco) instituições de ensino superior (IES) privadas de uma cidade da Região Sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como técnica a análise documental e análise de conteúdo, primeiramente analisou-se os Programas dos Cursos, as matrizes curriculares com os respectivos ementários e cargas horárias das disciplinas profissionalizantes/técnicas (Fundamentos das Modalidades Esportivas, Dança, Ginástica) e pedagógicas (Metodologias de ensino, Didáticas e Práticas de Ensino). Por esta pesquisa foi possível verificar que: o choque com a realidade durante as disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino resultam, em parte, da ausência de contato gradativo, durante o processo de formação dos futuros professores com a realidade da escola de Educação Básica; a prática docente ou prática como componente curricular, recentemente legislada pelas diretrizes curriculares para os cursos de formação de professores, não vem sendo cumprida numa visão de emancipação frente aos currículos tradicionais, pois mantém-se pautada no modelo aplicacionista, no qual o currículo é direcionado de forma linear, organizado academicamente do teórico para o prático, do básico para o profissional. Neste contexto, ampliar a carga horária das disciplinas profissionais e pedagógicas impondo à prática docente como um conteúdo obrigatório, não tem proporcionado a valorização da profissão de professor e avanços qualitativos na formação dos futuros professores.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2890-2899