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Publicação:
Sonho que se sonha só, é só um sonho...: os desafios da profissão docente nos tempos atuais

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Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Neste artigo objetivamos refletir sobre as articulações políticas na constituição da profissionalidade docente. Para fazê-lo, discutiremos a fragmentação da carreira docente (em categorias) no Estado de São Paulo, e suas implicações na legitimidade da ocupação de ensinar como profissão, bem como o quanto a ausência do espaço coletivo torna essa ocupação frágil para constituir elementos que deem suporte para sua consideração como tal. As reflexões estabelecidas apontam que no Estado de São Paulo estabeleceu-se uma distinção dos docentes em categorias que, além de promover uma diferenciação de direitos, ajuda a tornar mais difícil a legitimidade da profissionalidade docente, a ser construída em torno de uma coletividade. Olhar para a docência como uma profissão requer que pensemos em alguns elementos que determinaram, ao longo do tempo, que algumas ocupações fossem consideradas como profissões, são eles: a expertise (treinamento e prática necessários à ocupação), o credencialismo (indicações dadas pelos próprios pares que pertencem à determinada ocupação) e a autonomia (garantida pelos elementos anteriores, na qual os profissionais regulam a sua atividade). Por fim, estabelecemos a importância de a profissão ser constituída pela unidade entre os seus membros, por isso, reiteramos a ideia de que a coletividade é o mecanismo que possibilita não só o fortalecimento da categoria docente, mas a construção de sua própria profissionalidade.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7421-7432

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