Publicação: A importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental
Carregando...
Data
2014
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este texto trata sobre a importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental e na alfabetização, particularmente mediante a análise (em andamento) do material didático do programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” - PNAIC, do governo federal, implementado na grande maioria das escolas públicas de ensino fundamental de todo o país no ano de 2013. Os objetivos são: a) buscar inferências sobre o trabalho com textos clássicos de literatura infantil; b) identificar se há uma proposta explícita de trabalho com textos clássicos de literatura infantil. Como metodologia de pesquisa, procede-se à análise documental e de conteúdo dos cadernos de formação do PNAIC, utilizados no curso pelos professores alfabetizadores e a seleção de livros de literatura infantil enviados para as escolas de ensino fundamental por meio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2013 – Obras Complementares. A leitura do material possibilitou entender que o pouco número de obras clássicas se deve, muito, ao mercado editorial que não oferece reedições atualizadas das mesmas.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10664-10676