Discutindo o papel do tutor presencial na formação de professores a distância

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Data

2014

Autores

Santos, Silvana Claudia dos
Viel, Silvia Regina
Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este artigo, que nasceu de uma pesquisa sobre a formação de professores de matemática a distância oferecida pelo Centro de Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), tem por meta discutir o papel do tutor presencial na formação a distância. Tal curso de licenciatura é considerado pioneiro no Brasil e a sua metodologia semipresencial serviu de referência para outras propostas implementadas no país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual constata que o tutor não é reconhecido como professor, mas tem exercido, em inúmeras vezes, a função deste. A partir da análise dos dados, coletados por meio de entrevistas junto a alunos de diferentes polos regionais, é evidenciado que o tutor, em particular aquele que atua presencialmente, possui papel fundamental, uma vez que ele se apresenta como sendo a única referência docente dos estudantes. Diante disso, concluímos que é urgente a necessidade de se reconhecer profissionalmente a atuação do tutor como peça chave para uma formação a distância de qualidade, possibilitando, assim, que ele possa investir e concentrar esforços na docência em EaD e contribuir com o avanço da formação de professores a distância.

Descrição

Palavras-chave

Educação matemática, Educação a distância, Licenciatura

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11669-11681