A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Vagula, Vania Kelen Belão [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de análise documental dos materiais destinados à formação de professores que compõem o programa do governo federal denominado “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC). Tem como objetivo investigar as propostas do PNAIC para a formação dos professores alfabetizadores no que diz respeito ao ensino de estratégias de leitura, refletindo sobre possíveis contribuições para a formação do leitor. As análises realizadas até então revelam que este material demonstra preocupação com o ensino de estratégias de leitura desde os direitos de aprendizagem que são considerados norteadores de todo o trabalho a ser desenvolvido pelos professores alfabetizadores. Para discutir o ensino de estratégias de leitura pautam-se principalmente em Isabel Solé. Contudo, concluiu-se que nem todas as estratégias propostas por esta autora são abordadas nos cadernos de formação do PNAIC, enquanto algumas daquelas que são denominadas como tal, não compõem o rol de estratégias elencadas por esta autora. Embora as estratégias de leitura sejam citadas em sete das oito unidades que compõem este material de formação e em um dos cadernos introdutórios, como é comum neste material, não há aprofundamento teórico ou de ordem didática no que diz respeito ao como ensiná-las para os alunos, deixando clara a necessidade de explorar mais este conteúdo para que se possa contribuir efetivamente para a formação dos professores e, por conseguinte, dos pequenos leitores.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores, Estratégias de leitura, Ensino

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10642-10654

Coleções