Teoria e prática na formação do professor universitário: o estágio como um veículo para o saber docente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Ferreira, Simônica da Costa [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

As falas voltadas à educação da atualidade resumem-se à formação de professores e sua acuidade. Sabemos que a formação continuada é de grande importância na vida do docente e em se tratando desse assunto, não podemos deixar de ressaltar a grande proporção de conhecimento que o estágio traz ao professor no processo de instauração. Programas como o de Pós-Graduação das universidades têm incentivado seus alunos a realizarem o estágio de docência para uma vivência prática em sala de aula. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como exigência dos bolsistas a realização desse estágio, fator admirável, pois além de incentivo há o apoio para os bolsistas terem esse contato com alunos e saber como é o ambiente escolar. Nesse relato de experiência temos como objetivo salientar o valor do estágio de docência e da experiência docente no processo para a formação do professor. Ressaltamos a necessidade de se valorizar a teoria e a prática para um trabalho completo. Estudou-se bibliografias que puderam possibilitar o conhecimento do gênero fábulas no processo de formação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, na disciplina de Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa II, na sala do 4º ano. . Nesse sentido o estágio é um importante instrumento no processo de ensino-aprendizagem para formação do futuro professor.

Descrição

Palavras-chave

Formação docente, Teoria e prática, Estágio

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9656-9662

Coleções