Logo do repositório
 

O professor e o ensino não intencional dos atos de leitura no terceiro ano do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo relatar resultados do trabalho de conclusão de curso intitulado Atividades de Ensino do Ato de Ler e a sua Aprendizagem no Ensino Fundamental. Os dados foram coletados através de uma pesquisa do tipo etnográfico, em uma escola do ensino fundamental da cidade de Marília/SP no ano de 2012 e foram levantados em duas etapas. A primeira consistiu no levantamento bibliográfico e a segunda etapa foi caracterizada pela coleta e geração de dados por meio da observação, entrevista e análise documental. Os dados foram transcritos e organizados em três núcleos temáticos sendo que, para este trabalho, serão apresentados os dados de um deles: “Ensino não intencional do ato de ler”. Os dados revelaram que quando a intenção não era a de ensinar às crianças os atos de leitura, mas o conteúdo do texto, o trabalho estava relacionado à uma prática significativa com transmissão vocal e a ampliação dos conhecimentos das crianças por meio de projetos.

Descrição

Palavras-chave

Ensino do ato de ler, Atos de leitura, Avaliação de leitura

Idioma

Português

Citação

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6908-6919

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação