Logo do repositório
 

A aula como obra aberta

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Neste artigo ambiciona-se pensar uma experiência de Aula no Ensino Superior a partir do conceito de Obra Aberta, dado a ler pelo escritor italiano Umberto Eco. A partir dos anos 60 do século passado o fenômeno de interpretação da Obra de Arte passou a considerar o intérprete como sujeito que participa ativamente da construção “final” do objeto artístico. A pretende aqui apresentar a análise de uma experiência de Aula no Ensino Superior como Obra Aberta, ou seja, uma Aula que só pode ser totalizada por cada aluno a partir de sua participação/interpretação. Na experiência aqui relatada a perspectiva metodológica foi a da utilização de fragmentos de textos como disparadores de conversar. Neste contexto, entende-se por fragmentos de textos um conjunto de frases escritas que organizam uma unidade de pensamento completo (complexo) e que sejam estilizadas nos diversos gêneros: filosófico, ensaístico, literário, de tradição oral, dentre outros. A articulação de tais fragmentos de textos que tangenciam o conteúdo programático da Aula tem se mostrado uma importante metodologia para a fomentação de discussões profícuas entre professor e alunos. Outro fator relevante para a reflexão desta metodologia é a constatação do movimento intenso de produção de textos escritos por parte dos alunos a partir desta experiência, dando a pensar a potência pedagógica da narrativa fragmentada no âmbito do movimento de ensino/aprendizagem acadêmico e como tal movimento propicia uma experiência de Aula como Obra Aberta.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Citação

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9429-9437

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação