As (des)articulações entre teoria e prática na formação inicial do futuro professor de língua estrangeira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Nosso objetivo é apresentar uma discussão sobre as articulações e desarticulações entre teoria e prática na formação inicial dos futuros professores de língua estrangeira (LE) de um curso de Letras de uma instituição pública de ensino superior do Estado de São Paulo. Para atingir tal objetivo, foram analisadas as implicações dessas “des(articulações)” no desenho e na execução de projetos de estágio desenvolvidos para as disciplinas de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol e Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Espanhol. Na tentativa de responder em que medida os conhecimentos adquiridos no curso de Letras influenciam o planejamento e a execução dos projetos de estágio de ensino de língua espanhola, foram analisados os documentos elaborados nas referidas disciplinas, a saber: projetos de estágio, planos de aulas, diários reflexivos e relatórios finais relativos ao estágio de regência, desenvolvidos nos anos de 2012. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa de base interpretativista ou qualitativa, tendo como fonte de dados, observações sistemáticas e a coleta de dados. Após a análise dos dos dados obtidos, pudemos verificar que quando colocados em prática, os projetos revelaram abordagens de ensino ecléticas, passando pelas abordagens mais tradicionais, estruturalistas até as comunicativas e muitas vezes incoerentes com a prática docente. Isto nos leva a concluir que existem outras forças que atuam na construção de uma abordagem de ensino particular como a cultura de aprender e ensinar línguas.

Descrição

Palavras-chave

Teoria e prática, Formação inicial, Professores de língua estrangeira

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 291-301