Publicação: O uso de recursos digitais e os objetivos pedagógicos: análise de consonâncias e dissonâncias com abordagem contemporânea de ensino em planejamentos de aula
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Data
2014
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto
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Resumo
Nota-se hoje entre pesquisadores educadores consonância no que tange a importância de se incluir tecnologias digitais em sala de aula, a fim de podermos alcançar transformações em contextos escolares. Entretanto, vários são os autores que preconizam, que não se pode utilizar a tecnologia pela tecnologia (cf. BELLONI, 2003; KENSKI, 2008), e que é necessário se repensar a prática do professor contemporâneo, sua atuação, sua visão de ensinar e de aprender, pois o simples uso da tecnologia não garante o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Em consonância com essa visão, este trabalho tem como objetivo polemizar a noção de que é necessário utilizar “novas tecnologias” em sala de aula para alcançarmos mudanças substanciais na educação. Advogamos que, mais que isso, os professores devem iniciar um processo de transformação de sua prática com a introdução de “novas metodologias”. As reflexões que trazemos baseiam-se em experiências anteriores com cursos de formação de professores voltadas para o uso de novas tecnologias, mas, em especial, em um curso a distância, oferecido como extensão universitária a professores de línguas estrangeiras em formação inicial e continuada. Ao final do curso, os professores participantes apresentaram o planejamento de duas aulas, indicando seus objetivos pedagógicos (divididos em objetivos comunicativos e linguísticos), o material utilizado e os procedimentos metodológicos empregados. Iremos apresentar uma análise de tais planejamentos, na qual verificamos: 1) de que forma os objetivos foram elaborados, 2) os recursos digitais utilizados e 3) em que medida os procedimentos que envolveram o uso de recursos digitais estão em consonância com os objetivos propostos e com uma abordagem metodológica contemporânea.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11440-11453