A formação de professores e a prática pedagógica: espistemologia, ética e política na sala de aula

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Data

2014

Autores

Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Neste trabalho pretende-se discutir a formação de professores e a prática pedagógica a partir de três dimensões filosóficas: a epistemologia, a ética e a política. Com isso queremos contribuir nas reflexões sobre a sala de aula, que tem se tornado nos últimos tempos um lugar de onde emana um conjunto de desafios que nem sempre a escola tem enfrentado de maneira satisfatória. O trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica, articulada com questões atuais no campo da educação. Fundamentalmente, o texto relata as primeiras conclusões às quais chegamos sobre a temática, considerando que a escola não é um espaço, mesmo que se queira, dedicado apenas à transmissão de conteúdos, de conceitos e de teorias, mas que é preciso pensar sobre os outros elementos e aspectos que movimentam as existências de cada indivíduo ali presente. Se nela tem prevalecido um processo em que a capacidade racional e epistemológica tem dado as diretrizes, é preciso considerar também que alunos e professores são conduzidos ou pelo menos impulsionados por paixões, sentimentos e desejos que nem sempre sabemos de onde, como e quando vem. Além disso, alunos e professores são portadores de valores e de atitudes que foram e são adquiridos e tornados hábitos ao longo da vida e que a escola contribui ou contribuiu apenas com uma parte, talvez a menor. É também nesse horizonte, portanto, que se dá o processo pedagógico, o que indica a insuficiência de uma posição que se pauta, quase que exclusivamente, a partir da dimensão epistemológica na sala de aula.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7520-7530