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Publicação:
A qualidade do cuidar e educar na educação infantil: ressignificação das concepções teóricas dos profissionais

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Data

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Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A incorporação da Educação Infantil na educação básica provocou debates sobre sua função social e as competências necessárias para o exercício profissional. No Brasil, a organização das instituições de Educação Infantil foi marcada pela polarização entre assistência e educação, porém o assistencialismo teve uma proposta educacional voltada para a submissão das crianças pobres. O cuidar e educar são dimensões indissociáveis. Os objetivos desta pesquisa foram identificar e analisar os significados atribuídos a profissão e as concepções teóricas dos profissionais sobre a criança e o cuidar e educar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, que teve o relato escrito como instrumento de coleta de dados. Foi realizada em três instituições com 40 sujeitos. Os resultados indicaram concepções distintas sobre a natureza da criança: nasce predestinado (as possibilidade do conhecimento são dadas na bagagem hereditária); nasce como uma tábula rasa e o meio vai moldando; capaz, completa e ativa que constrói na relação com o outro suas aprendizagens, produz cultura. Constatou-se o predomínio da representação do trabalho como ambiente educativo e o cuidado como inerente à função feminina. A definição da identidade profissional oscilou entre a maternagem e a escolarização. Faz-se necessário ressignificar as concepções teóricas, entender o cuidado como um conceito referente a uma dimensão da afetividade e não como atributo natural das mulheres.Transformações nas práticas cotidianas que qualifiquem o cuidar e educar dependem de mudanças profundas no mundo conceitual dos professores.

Descrição

Palavras-chave

Cuidar e educar, Educação infantil, Profissionalização

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5062-5074

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