Publicação: Conquistas e desafios na transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental: um olhar para a formação de professores
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O presente texto configura-se como parte dos resultados da pesquisa realizada para conclusão da disciplina “Inclusão Escolar e Ensino Colaborativo”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP. Tem por objetivo principal compreender como a inclusão escolar e o processo colaborativo são percebidos pelos gestores e professores do ensino regular e pelo professor do atendimento educacional especializado diante da transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental em escolas municipais de Araçatuba. Além disso, busca analisar como a formação inicial e continuada contribuem para a inclusão de estudantes com deficiência no âmbito escolar. Enquadra-se na pesquisa do tipo Estudo de Caso, em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas, análise documental e pesquisa bibliográfica, possibilitando a organização dos dados em categorias de análise. Diante dos resultados apresentados verificou-se que todos os sujeitos da pesquisa, de uma forma geral, cada um com suas experiências e dificuldades, buscam alternativas para a construção de uma educação inclusiva, identificando a formação de professores na perspectiva da inclusão como um dos caminhos para esta consolidação.
Descrição
Palavras-chave
Educação inclusiva, Formação de professores, Transição
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8967-8979