Logotipo do repositório
 

Publicação:
Cuidar e educar e amor pela profissão e pela criança: concepções das professoras de educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo qualificar o cuidar e o educar, bem como identificar e analisar os significados atribuídos pelos professores à sua profissão. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva. A pesquisa de campo realizou-se em três unidades escolares de uma cidade do interior do Estado de S. Paulo, sendo elas duas creches e uma Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI. Os dados foram coletados durante um programa de formação continuada realizado em um município do interior do Estado de São Paulo, que aconteceu no período letivo de 2013, totalizando 45 horas. O questionário foi o instrumento metodológico utilizado e permitiu a categorização dos dados em oito categorias de análise – cuidar e educar; transmissor de conhecimentos; multiprofissional; aprender e ensinar; preparação para o Ensino Fundamental; amor pela criança e pela profissão; conhecimento do desenvolvimento infantil e emoção. A partir da análise constatou-se que para a maioria das profissionais em formação continuada que para ser professor de educação infantil é necessário amar a criança e a profissão e cuidar e educar.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4613-4623

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação