Publicação: Formação profissional: a decoração das instituições de educação infantil e seus significados
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este trabalho parte da relevância dos profissionais de educação infantil conceberem os espaços das instituições como um recurso educativo que contribui para a qualidade de formação das crianças pequenas. A organização do espaço tem um papel importante para o desenvolvimento físico, cognitivo e social da criança. Na intenção de aprofundar reflexões a respeito do espaço escolar e investigar como está sendo a formação inicial dos professores da educação infantil fizemos uma pesquisa com alunos do último semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP. A pesquisa qualitativa contou com a participação de 39 alunos. Foi solicitado aos estudantes que sugerissem, por escrito, como deveria ser a decoração de uma instituição de educação infantil e que confeccionassem dois desenhos, um deles sobre a organização do espaço de uma sala e outro de uma instituição de educação infantil. Diante das múltiplas dimensões que envolvem a organização do espaço, nos atemos especificamente aos significados que emergiram das escolhas dos profissionais a respeito da decoração do ambiente escolar. A investigação resultou em um material valioso para a formação, desde que seja explorado no sentido de promover interações dialógicas e críticas que visem à tomada de consciência dos equívocos e dos aspectos não privilegiados ou parcialmente constatados nas respostas e desenhos. Deste modo, este trabalho contribui para a profissionalização docente no âmbito da formação inicial, no que tange a organização dos espaços, especialmente a decoração dos ambientes educativos.
Descrição
Palavras-chave
Espaço escolar, Educação infantil, Decoração de ambientes escolares
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2456-2468