Formação profissional: a decoração das instituições de educação infantil e seus significados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
Garms, Marin; Gilza Maria Zauhy [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este trabalho parte da relevância dos profissionais de educação infantil conceberem os espaços das instituições como um recurso educativo que contribui para a qualidade de formação das crianças pequenas. A organização do espaço tem um papel importante para o desenvolvimento físico, cognitivo e social da criança. Na intenção de aprofundar reflexões a respeito do espaço escolar e investigar como está sendo a formação inicial dos professores da educação infantil fizemos uma pesquisa com alunos do último semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP. A pesquisa qualitativa contou com a participação de 39 alunos. Foi solicitado aos estudantes que sugerissem, por escrito, como deveria ser a decoração de uma instituição de educação infantil e que confeccionassem dois desenhos, um deles sobre a organização do espaço de uma sala e outro de uma instituição de educação infantil. Diante das múltiplas dimensões que envolvem a organização do espaço, nos atemos especificamente aos significados que emergiram das escolhas dos profissionais a respeito da decoração do ambiente escolar. A investigação resultou em um material valioso para a formação, desde que seja explorado no sentido de promover interações dialógicas e críticas que visem à tomada de consciência dos equívocos e dos aspectos não privilegiados ou parcialmente constatados nas respostas e desenhos. Deste modo, este trabalho contribui para a profissionalização docente no âmbito da formação inicial, no que tange a organização dos espaços, especialmente a decoração dos ambientes educativos.

Descrição

Palavras-chave

Espaço escolar, Educação infantil, Decoração de ambientes escolares

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2456-2468