Os professores dos municípios de presidente prudente e marília e o PNBE (programa nacional de biblioteca da escola) na formação de crianças leitoras

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Data

2014

Autores

Ribeiro, Taisa Andrade de Souza Silva [UNESP]
Santos, Ana Laura Garro dos [UNESP]
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo averiguar como os livros do Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) podem valer-se de uma metodologia e de um programa de leitura literária específicos para crianças de 0 a 3 anos considerando as especificidades dessa idade, a fim de contribuir, desde a mais tenra idade, em sua formação como leitoras autônomas. O estudo foi desenvolvido com professores em dois municípios do oeste paulista, Presidente Prudente e Marília, sendo que no primeiro foram averiguadas 34 escolas e no segundo, 51 escolas. Conta ainda com o apoio de dois centros: do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) localizado na faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – UNESP e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura e Escrita (CEPLE) situado na Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – campus de Marília. Vale lembra que a pesquisa teve início junto a FAPESP/CNPq em outubro de 2012 com término previsto para junho de 2014. Até o momento, o método adotado foi a aplicação de questionários semiestrutados com a intenção de observar se havia ou não um trabalho com esses livros e, ainda, de que maneira a formação inicial dos docentes interferia em sua prática pedagógica. Nesta etapa, os livros de literatura infantil do PNBE estão sendo analisados quanto à estrutura do texto literário e das estratégias de compreensão leitora. A partir da análise elaborar-se-á atividades que contemplem tais textos literários e a primeira infância.

Descrição

Palavras-chave

Leitura literária, Atividades de leitura, Formação complementar

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6406-6418