Publicação: Um estudo sobre a formação contínua em serviço de professores nas escolas públicas municipais de presidente prudente-sp: adentrando o cotidiano das horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPC)
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Data
2014
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto
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Resumo
Este trabalho trata da dissertação de mestrado vinculada à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. Acreditamos que a formação contínua de professores em serviço pode contribuir para a qualidade da escola pública, a partir da reflexão sobre os desafios desta instituição e considerando os saberes docentes. Entendemos que as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) têm potencial para promover esta formação. Nosso objetivo geral foi analisar se as HTPC têm sido concebidas e realizadas nas escolas públicas de maneira a contribuir para a formação contínua dos professores e para a reflexão sobre os saberes docentes de forma a atender aos desafios da escola pública brasileira. Pesquisamos duas escolas municipais de Presidente Prudente-SP, adotando uma abordagem qualitativa e de caráter etnográfico, empregando como procedimentos metodológicos a identificação das concepções de professoras e gestoras sobre as HTPC, a aplicação de questionários e a realização de observações das HTPC para aprofundamento. A análise dos dados revelou que nas escolas pesquisadas as HTPC são espaços de formação contínua de professores em serviço e de reflexão sobre os saberes docentes. Todavia, esta formação privilegia diferentes perspectivas em cada uma das escolas, a saber, a formação do professor como intelectual crítico-reflexivo e a formação na perspectiva tecnicista. Portanto, há avanços na compreensão das escolas públicas como espaços de formação e na valorização dos saberes docentes, mas também desafios a serem superados para que a formação contínua em serviço contribua desenvolvimento profissional docente e a conquista da qualidade da educação escolar.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4555-4567