Publicação: Projeto de extensão universitária: teoria histórico-cultural respaldando a inclusão de crianças deficientes ou com dificuldades de aprendizagem escolar
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Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este artigo dispõe-se a discutir a atividade do brincar como possibilidade educativa essencial para a inclusão e interação de crianças deficientes e crianças com dificuldades de aprendizagem. É realizado pelos membros do GEIPEE (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial), junto ao LAR (Laboratório de Atividades Ludo-recreativas) da FCT/UNESP-Presidente Prudente. O referencial teórico-filosófico que apoiamos para discutir o processo de desenvolvimento dos sujeitos aporta-se na Teoria histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica tendo como base o método materialista histórico dialético. Os sujeitos participantes do Projeto são crianças na faixa etária de 05 a 11 anos e que frequentam escolas públicas da cidade de Presidente Prudente/SP as quais, semanalmente, participam de um Programa de Intervenção Psicomotora (PIP) nas dependências do LAR. Também os pais das crianças, assim como seus professores, também participam de forma indireta do trabalho. Nesse sentido, ao proporcionar condições diferenciadas a partir de atividades ludo-educativas e inclusivas, para que todos os sujeitos participantes, principalmente as crianças, encontrem condições de desenvolvimento na busca de superação de suas dificuldades, sejam elas sociais e/ou escolares, inatas ou adquiridas, no sentido de avançarem no seu processo de desenvolvimento pela via do trabalho educativo humanizador.
Descrição
Palavras-chave
Inclusão social e educacional de crianças, Atividades ludo-educativa
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8697-8708