Publicação: Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma experiência de práticas de ensino voltadas à aprendizagem de pessoas com Deficiência Intelectual (DI). Objetiva-se analisar as contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem e a inclusão dos participantes da pesquisa, por meio de um trabalho de acompanhamento pedagógico. Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa amparada na perspectiva Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), em que são considerados o contexto e interesses dos participantes. Cada etapa do trabalho foi monitorada com a finalidade de observar eventuais avanços e detectar as dificuldades encontradas, com a intenção de avaliar a pertinência das ações desenvolvidas. Os dados analisados pautaram-se no uso de narrativas escritas de estagiárias que desenvolvem o acompanhamento, bem como nas atividades desenvolvidas pelos participantes. Os resultados indicam impactos positivos tanto no que diz respeito ao processo de aprendizagem cognitiva, mas fortemente apontam impactos na vida social e afetiva dos estudantes, fazendo-os reconhecer suas capacidades e a partir delas ampliar suas expectativas pessoais, emocionais e profissionais que potencializam seu processo de inclusão. Ainda, possibilita a obtenção de progressos no manuseio do computador e internet e no convívio social favorecendo a igualdade de oportunidades, de acesso a novos conhecimentos, introduzindo-os numa nova visão de mundo, promovendo autonomia e confiança, o que culmina em um processo inicial de inclusão social, digital e educacional.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologia digitais de informação e comunicação, Educação inclusão, Deficiência intelectual
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4508-4520