Publicação:
A disseminação da educação alimentar e nutricional: entre uma continuidade de formação e as dificuldades de uma educação permanente

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Data

2014

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Educação em Saúde envolve um conjunto de saberes de diversas áreas que impulsionam reflexões e debates sobre políticas públicas e cultura. Na perspectiva da alimentação adequada, as noções de nutrição, alimentação e saúde esbarram em questionamentos referentes à construção de hábitos alimentares nas escolas, ambiente bastante propício por meio do desenvolvimento de projetos, intervenções e programas em larga escala. O objetivo do estudo foi investigar a disseminação dessas noções no âmbito escolar e, como os sujeitos educacionais foram respaldados ou não para desenvolverem essas intervenções. Utilizou-se a “pesquisa descritiva”, desenvolvida a partir de prescrições e experiências docentes publicadas em revistas acadêmicas. Dentre elas: ”Programa de Saúde” existente nos Guias curriculares propostos para as matérias de núcleo comum do primeiro grau; um relato de Orientação Técnica sobre “O estudo dos alimentos” e a campanha da “Política Nacional de Alimentação e Nutrição” (PNAN). Também foram descritas intervenções documentadas em uma escola pública estadual de Ribeirão Preto/SP sobre as “Cartilhas da Nutrição Fome Zero” distribuídas na unidade, a “Horta Escolar e a Horta Medicinal” e o “Projeto Sirva-se”. Os projetos apresentados caracterizaram-se por abarcar a alimentação e hábitos saudáveis; efetivando-se nas unidades pela iniciativa, apoio, envolvimento e engajamento da própria comunidade escolar, enquanto encabeçados por algum sujeito educacional responsável pelo seu desenvolvimento dentro de um período de tempo delimitado. A concretização da Educação Alimentar e Nutricional ainda é sutil no âmbito das escolas e demonstra como são fundamentais e incentivos à sua implementação para que se tornem projetos permanentes.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4854-4866

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