Logotipo do repositório
 

Publicação:
PIBID e a formação de saberes docentes: percepções dos licenciandos sobre o uso de jogos educativos como estratégias para o ensino da matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O presente artigo foi delineado a partir dos resultados obtidos por meio dos relatos de um grupo de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Birigui, sobre suas percepções referentes a um subprojeto do PIBID (Programa de Bolsa de Iniciação a Docência), financiado pela CAPES, em parceria com duas escolas da Rede Estadual de Ensino de Birigui. Investigamos os relatos produzidos pelos alunos-bolsistas referentes às suas percepções sobre a aplicação de jogos lúdico-educativos como metodologia de ensino. A metodologia de trabalho empregada foi qualitativa e nos permitiu analisar os resultados em função da construção dos saberes docentes: saber o conteúdo, saber ensinar, saber interagir e saber ser. Avaliou-se que a inserção de jogos educativos como estratégia de ensino da matemática propicia e corrobora com uma aprendizagem significativa dos conteúdos e também auxiliam na mudança de postura dos alunos frente aos desafios da aprendizagem, pois estes sentem-se motivados a buscar o conhecimento por meio dos jogos educacionais. Foi possível verificar, na maioria dos depoimentos, que as vivências proporcionadas pelo o subprojeto PIBID de Matemática, principalmente no contexto da sala de aula, são primordiais para o desenvolvimento dos saberes docentes e das habilidades e competências necessárias à práxis pedagógica.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2816-2826

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação