As crenças de autoeficácia docente do profissional de educação física na perspectiva inclusiva: dimensões teóricas e aplicadas na formação profissional

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Data

2014

Autores

Venditti Junior, Rubens [UNESP]
Nabeiro, Marli [UNESP]
Prado Junior, Milton do [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este texto mostra a revisão de literatura apresentada em mesa temática feita em grupo de estudos na Unesp-Bauru e em disciplina da Faculdade de Educação da Unicamp (Seminários Avançados), discutindo a autoeficácia docente. Buscou-se analisar a autoeficácia de professores de Educação Física (EF), a respeito da situação de ensino da disciplina e da atuação profissional, buscando evidências de sua construção e impactos na realidade docente e no contexto educativo específico da EF inclusiva voltada ao atendimento da pessoa com deficiência. Os objetivos foram associar a temática da autoeficácia, compreendendo e apropriando o constructo para a atuação docente específica em EF e EF adaptada e realizar um levantamento de fatores que interferem na autoeficácia do professor de EF, bem como discutir a formação profissional e acadêmica, e as suas relações com a construção da autoeficácia docente e motivação do(a) professor(a). A metodologia foi uma revisão e atualização bibliográfica de 1990 a 2012. A atuação docente define-se por uma diversidade de ações que exigem a formação conceitual e domínio de estratégias pedagógicas, o enfrentamento de situações provocadas pelo meio acadêmico (situações decorrentes das interações com alunos, familiares, colegas, sistema socioeducativo e com o individuo).Compreendendo e buscando respeitar estas especificidades da EF, fica mais fácil ensinar e oferecer seus conteúdos, além de possibilitar a formação de profissionais engajados e motivados na atuação e no contexto educacional brasileiro. Estudos mostram que a autoeficácia é apontada como preditora de persistência, motivação, comportamento e aderência em relação aos programas educacionais por parte dos professores.

Descrição

Palavras-chave

Autoeficácia, Educação física (adaptada), Atuação profissional, Inclusão

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8898-8910