Produção didática coletiva e formação continuada de professores: proposta de curso de especialização

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Vieira, Rui Manoel de Bastos
Santos, Emerson Izidoro dos
Piassi, Luis Paulo
Gaspar, Alberto [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O presente trabalho relata a experiências de uma proposta de formação continuada de professores de ciências concebida com o objetivo de envolver os participantes na elaboração, realização e avaliação de atividades didáticas de Astronomia para a educação básica por meio de diferentes recursos (aulas temáticas, mídia impressa e digital) e interações sociais orientadas pela teoria sócio-histórica. Também discutimos sobre a contribuição de estratégias de formação tais como a participação dos professores-alunos ministrando oficinas para outros professores e apresentação de painéis e comunicações orais em eventos da área de ensino de ciências relatando as atividades didáticas desenvolvidas bem como suas reflexões sobre elas. A proposta foi implementada por meio de um curso presencial de Especialização em Ensino de Astronomia oferecido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades em colaboração com o Instituto de Física e a Estação Ciência e reconhecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. Com carga horária de 360h distribuídas em dois anos, participaram do curso 30 professores da educação básica da rede pública de São Paulo.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1008-1020