Grupo colaborativo e o uso da mídia na escola: avaliação de uma proposta formativa de professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-06-22

Autores

Bacco, Thaisa Sallum [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente tese, vinculada à linha de pesquisa “Ensino e Aprendizagem Escolar e Formação Docente”, tem como objetivo geral analisar a potencialidade de um processo formativo, constituído a partir de um grupo colaborativo, para formação de professores do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Presidente Prudente para o uso da mídia na escola, bem como para compreensão de suas possibilidades e limites. A abordagem da pesquisa é qualitativa e a natureza do estudo é a pesquisa do tipo colaborativa. O universo pesquisado corresponde aos professores de 4º e 5º anos da rede pública de Ensino de Presidente Prudente. A investigação ocorreu em duas fases. Na primeira, foi realizado um levantamento por meio da aplicação de questionário, junto a 65 docentes sobre o perfil do universo pesquisado e experiência sobre o uso de mídia na escola. A segunda fase consistiu no planejamento, implementação e avaliação de uma proposta formativa a partir de um grupo colaborativo de pesquisa, visando compreender o alcance do grupo colaborativo na formação continuada de professores da rede municipal de Ensino de Presidente Prudente sobre o uso da mídia na escola. Além da observação colaborativa, foram utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados nesta segunda fase: diálogos face a face, narrativa autobiográfica, sessões reflexivas e comunicação dos resultados. Os dados coletados foram interpretados à luz da análise de conteúdo, considerando três categorias prévias advindas da teoria e quinze subcategorias formuladas após a experiência empírica. Como um dos principais resultados alcançados, apontamos que o grupo colaborativo potencializa a formação porque reflete sobre a práxis, possibilita a troca de experiência com os pares e desenvolve projeto vinculado à prática. Os resultados revelam que as docentes participantes do grupo colaborativo passaram a compreender o processo de produção midiática e se tornaram capazes de utilizar a mídia como ferramenta pedagógica a serviço do ensino e da aprendizagem desenvolvendo projetos em suas unidades escolares com a produção de mídia. Dessa forma, nossa tese sustenta que a formação para o uso da mídia na escola deve considerar o saber docente, que emerge de suas ações práticas no contexto escolar onde ocorrem as interações sociais para promoção da educação. Para tanto, assume-se a visão do professor como investigador de sua própria prática, que se desenvolve e produz conhecimentos em contextos de práticas colaborativas. A tese aqui apresentada defende o grupo colaborativo como o caminho para formar professores autônomos para o uso da mídia na escola.
This thesis, linked to the line of research “Teaching and Learning in the schools and Teacher Training”, has as main objective to analyze the potential of a training process constituted from a collaborative group for training elementary school teachers in the municipal schools in the city of Presidente Prudente, for the use of media in the schools as well as to understand the possibilities and limits. The research approach is qualitative and the type of the study is a research collaborative one. The researched teachers correspond to the ones of 4th and 5th years of public education in Presidente Prudente. The study was done in two stages. At first, a survey was conducted through a questionnaire for 65 teachers with the profile of the research professionals and the experience on the use of media in the school. The second phase consisted of planning, implementation and evaluation of a training proposal from a collaborative research group, focused in understanding the scope of the collaborative group in the continuing education of teachers from public education in Presidente Prudente about the use of media in the school. In addition to the collaborative observation, the following instruments for data collection were used in this second phase: face-to-face dialogues, autobiographical narrative, reflective sessions and results reporting. The collected data was interpreted in the content analysis, considering the previous three categories arising from the theory (negotiation, collaboration and critical reflection) and fifteen sub formulated categories after the empirical experience. The results show that the participating teachers in the collaborative group during training developed in 2014, began to understand the media production process and become able to use the media as a pedagogical tool in the service of teaching and learning by developing projects in their schools with media production. The data indicate that the collaborative group enhances the training because it reflects on praxis, enables the exchange of experience with peers and develop a project linked to the practice. Thus, our thesis maintains that the formation for the use of media in schools should consider the teaching knowledge, that emerging from their practical actions in the school context where there are social interactions to promote the education. Therefore, it assumed the teacher's vision as an investigator of his/her own practice, which develops and produces knowledge in contexts of collaborative practices. The thesis presented here supports the collaborative group as the option to form autonomous teachers to use the media in the schools.
La présente thèse, reliée à la ligne de la recherche “Enseignement et Apprentissage Scolaire et la Formation des Professeurs”, elle a en général l’objectif d’analyser la potentialité d’un processus de formation, fait à partir d’un groupe collaboratif pour la formation des enseignants des Écoles Primaires de la mairie de Presidente Prudente pour l’utilisation des médias à l’école, ainsi que la comprénhension de leurs possibilités et de leurs limites. La démarche de recherche est qualitative et la nature de l’étude et est un type de recherche collaborative. L’univers étudié correspond aux enseignants de 4e et 5e années de la reseau publique de l’Education de Presidente Prudente. L’étude a été réalisée en deux étapes. Dans un premier temps, une enquête a été menée par le biais d’un questionnaire, ainsi que 65 professeurs sur le profil de l’univers de la recherche et de l’expérience sur l’utilisation des médias à l’école. La deuxième étape a consisté à la planification, la mise en œuvre et à l’évaluation d’une proposition de formation d’un groupe collaboratif de recherche, pour comprendre la portée du groupe collaboratif dans la formation continue des enseignants du reseau publique de l’éducation de Presidente Prudente sur l’utilisation des médias à l’école. Au-delà l’observation de collaborative, les instruments suivants ont été utilisées pour la prendre de données dans cette deuxième phase: visage de dialogue pour faire face, récit autobiographique, des séances de réflexion et de communication des résultats. Les données ont été interprétées à la lumière de l’analyse de contenu, en comptant trois catégories précédentes découlant de la théorie (la négociation, la collaboration et la pensée critique) et quinze sous-cathégories formulées après l’expérience empirique. Les résultats montrent que les professeurs participants au groupe collaboratif lors de la formation mise au point en 2014, ont commencé à comprendre le processus de production de médias et de devenir capable d’utiliser les médias comme un outil pédagogique au service de l’enseignement et de l’apprentissage en développant des projets dans leurs unités scolaires avec la production de médias. Les données indiquent que le groupe collaboratif améliore la formation parce qu’elle reflète sur la praxis, permet l’échange d’expérience avec les pairs et de développer un projet lié à la pratique. Ainsi, notre thèse soutient que la formation pour l’utilisation des médias à l’école doit tenir compte des connaissances de l’enseignement, émergeant de leurs actions pratiques dans le cadre de l’école où il y a des interactions sociales pour promouvoir l’éducation. Par conséquent, on suppose la vision du professeur en tant que chercheur de sa propre pratique, qui développe et produit des connaissances dans des contextes de pratiques collaboratives. La thèse présentée ici défend le groupe collaboratif comme le moyen pour former les enseignants autonomes à utiliser les médias à l’école.

Descrição

Palavras-chave

Educação e Comunicação, Mídia-educação, Formação de professores, Grupo colaborativo, Education and Communication, Media education, Teacher formation, Collaborative group, Éducation et Communicatio, L'éducation aux médias, La formation de professeurs, Groupe de collaboration

Como citar