Publicação: Análise da iluminância dos interiores das salas de aula de uma instituição pública de ensino superior
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Data
2015-08-31
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Not observing the adequate luminous flux density on a surface, mainly in closed environment where teaching activities are usually developed, may inflict physically and psychologically hazard upon the alumni, hence compromising their performance. Being that as it may, it was aimed to analyze, on this paper, if the lighting inside classrooms concords to the Brazilian regulator standard 8995:2013. In order to analyze the light level (lux), 8 classrooms of a teaching institute were considered, the data were collected in the daytime and at night. The data analyses allowed to conclude that at night the lighting does not follow the Brazilian standards, thus, it is indispensable the adaptation of luminous sources of the analyzed environment.
Resumo (português)
A não observância da densidade adequada do fluxo luminoso sobre uma superfície, principalmente em ambientes internos onde são desenvolvidas atividades de ensino, pode acometer os discentes fisicamente e psicologicamente e, por conseguinte comprometer o rendimento escolar. Dessa forma, objetivou-se analisar a iluminância dos interiores de salas de aula em consonância à Norma Brasileira Regulamentadora 8995:2013. Para a análise do nível de iluminância (lux), foram consideradas 8 salas de aula de uma instituição de ensino, tendo os dados obtidos nos períodos diurnos e noturnos. A análise dos dados permitiu concluir que no período noturno a iluminância não está de acordo com o preconizado pela Norma Brasileira Regulamentadora, portanto, é imprescindível a adequação das fontes luminosas dos ambientes analisados.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.