Impacto dos cursos de informática e fotografia na vida dos alunos do projeto de extensão UNATI (Universidade Aberta a Terceira Idade)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-24

Autores

Oliveira, Angélica Valeze de [UNESP]
Oioli, Alessandra Scavassa [UNESP]
Dias, Camila da Silva [UNESP]
Farias, João Paulo Bloch de [UNESP]
Laube, Michele [UNESP]
Di Giorgio, Thyago Terzella [UNESP]
Conti, Andrea Cressoni de [UNESP]
Delvizio, Ivanir Azevedo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The increasing of elderly population is a world phenomenon. Therefore, it is required to promote public politics and actions in order to improve their quality of life. Universities play an important role in this process. The State University of São Paulo - UNESP, for instance, develops the project University Open to Elderly People – UNATI, offering a variety of activities and courses aimed at this public. The aim of this paper is to analyze impacts of Computing and Photography courses on the elderly life in Rosana. Questionnaires were applied to Computing I, II and III and Photography students. Based on the results, we observed that many of them had no previous knowledge before attending the courses, some of them do not have access to these new technologies and the main reason to attend the courses is knowledge acquisition, which was also pointed out as the major impact on their lives.
O crescimento da população da terceira idade é um fenômeno mundial. Diante disso, é necessário promover políticas públicas e ações que contribuam para a qualidade de vida dessas pessoas. As universidades têm desempenhado um importante papel nesse processo. A UNESP, por exemplo, desenvolve o projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade - UNATI, oferecendo diversas atividades e cursos para esse público. Este artigo tem como objetivo analisar os impactos dos cursos de informática e fotografia na vida dos idosos do núcleo de Rosana. Para isso, foram aplicados questionários aos alunos dos cursos de fotografia e de Informática I, II e III. Com base nos resultados, observamos que muitos deles não tinham nenhum conhecimento antes do curso, que muitos ainda não têm acesso a essas tecnologias e que a maior motivação para realizar esses cursos é a aquisição de conhecimento, que também foi apontada como o maior impacto em suas vidas.

Descrição

Palavras-chave

Elderly, Computing, Photography, Terceira idade, Informática, Fotografia

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-8, 2015.