Lazer, dança e educação
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Data
2015-09-18
Autores
Gomes, Yuri Tasso [UNESP]
Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
Este projeto de pesquisa e extensão se encontra em desenvolvimento e parte da hipótese de que a dança trabalhada nas escolas se limite às danças reproduzidas pela mídia sem conteúdo educativo à cultura infantil que se descaracteriza à medida em que o modelo educacional predominante se aproxima do mercado com ênfase para a educação com ênfase para o preparo para o êxito futuro. O lúdico como componente da cultura pode representar uma saída para a Educação de crianças, sobretudo na Educação Infantil, por se atrelar às suas características e necessidades. O objetivo é atuar com o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, com a dança, enquanto manifestação sociocultural lúdica. É uma pesquisa de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica sobre jogo, danças, infância, criança, lúdico, desenvolvimento humano, lazer e educação, documental, com estudos sobre o Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e de campo, com realização de observação participante. Em campo são desenvolvidas as atividades extensionistas em uma escola de Educação Infantil de Bauru. Os dados coletados foram analisados e até o momento se verificou que as crianças de dois a cinco anos, não possuem acervo de conhecimentos sobre jogos e brincadeiras rítmicas e dançantes crucial ao desenvolvimento sócio cultural.
Descrição
Palavras-chave
Educação infantil, Dança, Lúdico
Como citar
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-2, 2015.