Uma amostra da qualidade de vida de professores da educação básica

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Data

2015-09-18

Autores

Guiaro, Fabiana Moraes [UNESP]
Cortela, Beatriz Salemme Corrêa [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study aims to facilitate a reflective discussion on the quality of life of Basic Education teachers of São Paulo State. The objective is to assess the quality of life of teachers relating to different factors such as age, gender and load-time work. We conducted a transversal study with a group of 34 teachers from a state school in São Paulo State, who have self assessment about their quality of life and aspects of health, from the WHOQOL-Bref, an instrument developed by The WHOQOL Group to measure the quality of life of different subjects. Data will be collected at two points, at the beginning and end of the school year 2015. The partial uplift show a satisfactory quality of life in the listed aspects, showing aspects that can influence in this work.
O presente estudo visa possibilitar uma discussão reflexiva sobre a qualidade de vida dos docentes da Educação Básica da rede estadual de São Paulo. O objetivo é analisar a qualidade de vida desses docentes relacionando diferentes fatores, tais como faixa etária, gênero e carga-horária de trabalho. Realizou-se um estudo transversal com um grupo de 34 docentes de uma escola estadual do interior paulista, que efetuaram uma auto avaliação a respeito de sua qualidade de vida e aspectos da saúde, a partir do WHOQOL- Bref, instrumento desenvolvido com o intuito de avaliar a qualidade de vida de diferentes sujeitos. Os dados serão coletados em dois momentos, no início e no final do ano letivo de 2015. O levantamento parcial aqui apresentado aponta para uma qualidade de vida satisfatória em diferentes facetas e também permitem inferir aspectos que podem influenciar o trabalho por eles desenvolvido, tal como a carga horária de trabalho.

Descrição

Palavras-chave

Quality of life, Teacher’s professionalism, Basic education, Qualidade de vida, Profissionalidade docentes, Educação básica

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.