Logo do repositório
 

Desenvolvimento emocional infantil e o brincar como intermédio de condutas agressivas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This project has as main objectives to observe the child aggressive behavior in schools and investigate the possible causes of aggression considering what is "normal" and what is worrying attitudes of children. Part of the psychoanalytic perspective Winnicott and qualitative research through observation, playful meetings and interviews with those responsible for the child's education was possible to collect data to serve as support for parents and teachers, and also interested in the subject. Childhood aggression can manifest at different stages of development of children and in many ways, highlighting it as a symptom, it is a native of child development and is articulated with the school environment. The host is a good way to reach the aggressive child, and from the recreational meetings, it was possible to minimize the child's aggression board, which had the opportunity to deal with conflicts, anxieties and desires through play, which influenced the quality of their relationships and indirectly learning.

Resumo (português)

Este projeto tem como principais objetivos observar o comportamento agressivo infantil no âmbito escolar e investigar as possíveis causas da agressividade considerando o que é “normal” e o que é preocupante nas atitudes das crianças. Parte da perspectiva psicanalítica winnicottiana e da pesquisa qualitativa que através de observações, encontros lúdicos e entrevistas com os responsáveis pela educação da criança foi possível coletar dados para servir como suporte para pais e professores, e também interessados no assunto. A agressividade infantil pode se manifestar em diferentes fases do desenvolvimento da criança e de várias maneiras, destacando-a como sintoma, é natural do desenvolvimento infantil e está articulada com o âmbito escolar. O acolhimento é um bom caminho para se chegar a criança agressiva, e a partir dos encontros lúdicos, foi possível minimizar o quadro de agressividade da criança, que teve a oportunidade de lidar com os conflitos, angústias e desejos através do brincar, o que influenciou na qualidade dos seus relacionamentos e indiretamente a aprendizagem.

Descrição

Palavras-chave

Emotional development, Aggressiveness, Play, Desenvolvimento emocional, Agressividade, Brincar

Idioma

Português

Citação

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação